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A concentração de serviços integrados faz da JNT Soluções em Eletricidade, uma empresa capaz de atender prontamente a seus clientes, unindo experiência, confiabilidade e preço justo, apresentando serviços que compõem soluções completas e estratégicas. A eficiência técnica aliada ao conhecimento da legislação vigente é fonte de resultados expressivos e eficientes.

 

Malha de aterramento

As características químicas do solo (teor de água , quantidade de sais, etc...) influem diretamente sobre o modo como escolhemos o eletrodo de aterramento. Os eletrodos mais utilizados na prática são: hastes de aterramento, malhas de aterramento e estruturas metálicas das fundações de concreto.

 

Haste de aterramento

 

A haste pode ser encontrada em vários tamanhos e diâmetros. O mais comum é a haste de 2,5 m por 0,5 polegadas de diâmetro. Não é raro, porém, encontrarmos hastes com 4,0 m de comprimento por 1 polegada de diâmetro. Cabe lembrar que, quanto maior a haste, mais riscos corremos de atingir dutos subterrâneos (telefonia, gás, etc...) na hora da sua instalação.

 

Normalmente , quando não conseguimos uma boa resistência de terra, agrupamos mais de uma barra em paralelo. Quanto à haste, podemos encontrar no mercado dois tipos básicos: Copperweld (haste com alma de aço revestida de cobre) e Cantoneira (trata-se de uma cantoneira de ferro zincada, ou de alumínio) .

 

Malhas de aterramento

 

A malha de aterramento é indicada para locais cujo solo seja extremamente seco. Esse tipo de eletrodo de aterramento, normalmente, é instalado antes da montagem do contra-piso do prédio, e se estende por quase toda a área da construção. A malha de aterramento é feita de cobre, e sua “janela” interna pode variar de tamanho dependendo da aplicação.

 

Estruturas metálicas

 

Muitas instalações utilizam as ferragens da estrutura da construção como eletrodo de aterramento elétrico. Resumindo, qualquer que seja o eletrodo de aterramento (haste, malha, ou ferragens da estrutura), ele deve ter as seguintes características gerais: - Ser bom condutor de eletricidade. - Ter resistência mecânica adequada ao esforço a que está submetido. - Não reagir (oxidar) quimicamente com o solo.

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